sexta-feira, 17 de maio de 2013

Correção da Prova de Filosofia



1) Ao orientar o filho quanto a uma conduta, o pai está dando um ensinamento moral, ensinando um modo de agir. Esse modo de agir está amparado por valores, por uma ética (em tese).
Ao orientar o filho quanto a uma conduta, o pai está dando um ensinamento moral, ensinando um modo de agir. Esse modo de agir está amparado por valores, por uma ética (em tese).
a) Que ética pode ser? É uma ética de princípios ou de resultados?
b) Você acha que o pai está certo ou errado? Explique sua reflexão ética.

a) Que ética pode ser? É uma ética de princípios ou de resultados?
A tira aponta a ética de resultado, pois o pai da moral para o filho, dizendo que ele não deve postar no facebook que bateu no mendigo, quando diz que o mundo está intolerante se refere que o filho está certo em bater no mendigo, mas no seu raciocínio o mundo está equivocado em relação ao filho dar surras em mendigos.
b) Você acha que o pai está certo ou errado? Explique sua reflexão ética.
No meu ponto de vista o pai está errado, pois não acho certo bater em ninguém, nem postar tudo no facebook, mesmo que seja restrito aos amigos, mas mesmo assim ninguém precisa saber o que tudo que está fazendo no momento, o Sandrinho pode ser forte, mas ele não tem o direito de dar surra no mais fracos.

2) Para algumas morais, o personagem ilustrado está longe de ser um sujeito virtuoso. Olhando a situação pela ótica das virtudes cardeais, o personagem é mau - ele erra inúmeras vezes, não exerce as virtudes, comete o mal.
Escolha duas virtudes cardeais e comente porque o personagem come
te o mal, na ótica de cada uma delas.
Para algumas morais, o personagem ilustrado está longe de ser um sujeito virtuoso. Olhando a situação pela ótica das virtudes cardeais, o personagem é mau - ele erra inúmeras vezes, não exerce as virtudes, comete o mal.
Escolha duas virtudes cardeais e comente porque o personagem comete o mal, na ótica de cada uma delas.






1ª virtude: Coragem, por ele xingar no trânsito, jogar lixo na rua, no final sua maneira de agir no facebook é de ser um cara legal, por não ter coragem de mostrar realmente como age fora da facebook.
2ª virtude: Prudência, por ele humilhar os funcionários da companhia aérea, xingar no trânsito, jogar lixo no chão sua atitude acaba sendo imprudente no uso de sua razão para ser um cara legal no facebook.