domingo, 28 de outubro de 2012

Lentes e espelhos


1 Materiais transparentes, opaco, translucido
Todos os materiais podem ser classificados como:
Transparentes: são materiais que permite a passagem da luz sem perda de nitidez.
Translucido: são matérias que permitem a passagem da luz com perda de nitidez.
Opaco: são materiais que não permitem a passagem de luz.
2 Reflexão, absorção, refração
A reflexão pode ser regular ou difusa e ocorre quando os raios de luz atingem uma superfície separando de dois meios diferentes. Se os raios de luz refletidos forem paralelos essa reflexão será regular, isso quando a superfície for lisa.
Quando os raios de luz refletidos saem em todas as direções essa reflexão será chamada de difusa e isso ocorre em superfícies irregulares.
Absorção ocorre quando os raios de luz atingem uma superfície e são absorvidos totalmente pela mesma.
A refração da luz ocorre quando os raios de luz atingem uma superfície separação de dois meios diferentes, passando em um meio para o outro.
3 Formação das sombras
A formação da sombra ocorre quando os raios de luz provenientes de uma fonte pontual (é uma pequena lâmpada) atingem um anteparo (um obstáculo) opaco obstruindo a passagem. Neste caso será projetando uma sombra deste anteparo. Caso esta fonte seja extensa de luz (uma lâmpada grande) além da sombra teremos a formação da penumbra (região com pouca luminosidade).
4 Imagens em espelhos planos
A imagem formada através dos espelhos planos ocorre através da refração regular.
Quando os raios de luz sofrem essa reflexão e atingem os nossos olhos temos a impressão de que vieram de dentro do espelho e parecem que o lado foi trocado pelo lado esquerdo isto é uma reversão da imagem, ou seja, ela troca a direita pela esquerda de lugar.
 
5 espelhos côncavos e convexos
Toda a superfície polida e esférica onde predomina a reflexão regular da luz pode ser chamada de espelhos esféricos. Se a superfície polida for a interna será chamada de espelhos côncavos e fornecera uma imagem com características que dependem da posição do objeto em relação ao espelho.
Se a superfície polida for a externa será chamada de espelho convexo e sua imagem será classificada como sendo uma imagem direita (não estará de cabeça para baixo) e menor que o objeto. Esse espelho oferece um campo de visão maior do que os espelhos já citados.
6 Refração da luz
Como já falamos a refração da luz ocorre quando os raios de luz atingem uma superfície separando dois meios mudando de meio. Essa mudança de meio acarreta uma mudança na velocidade da luz (daquele lugar) fazendo como que os objetos ali imersos sejam vistos em posição diferente da posição real.
A refração do arco íris
A este fenômeno dá-se o nome de dispersão luminosa ocorre quando a luz branca (policromática) atingem as gotas de água que se encontram no ar.
Quando a luz branca atinge uma das superfícies dos gotas de águas ocorre a superação das luzes (são as cores) e quando atingem as duas superfícies essa separação será mais acentuada.

domingo, 30 de setembro de 2012

Óptica Geometrica

1 Conceito introdutórios à Óptica
Raios de luz e fontes luminosas
Os raios de luz sempre se propagam em linha reta e são emitidos em todas as direções.
Raios de luz e corpos iluminados
Os corpos podem ser luminosos ou iluminados. Os corpos luminosos são corpos que produz luz própria como por exemplo o sol, já os corpos iluminados são aqueles que não produzem luz própria, mas refletem a luz produzida por outros corpos, como por exemplo a luz.
  
Independência da luz
Os raios de luz são independentes entre si isso significa que um raio de luz não interfere na produção de outro raio de luz quando se cruzam.


2 As componentes da luz branca
A luz branca é chamada de luz policromática por ser formadas por todas as cores, fato descoberto pelo cientista Issac Newton em 1666.
3 Cores primarias de luz
Atualmente sabemos que as cores primarias de luz são as cores vermelha, azul e verde que quando atingem simultaneamente nossos olhos dão a sensação de luz branca.
  
4 Cores primárias de luz e visão
A cor dos objetos
Quando a luz branca “policromática” atinge um objeto colorido todas as cores de luz diferentes do objeto serão absorvidas pelo mesmo que por sua vez só refletira a luz da cor do objeto.
Quando o objeto colorido for iluminado por uma luz monocromática diferente da sua cor esse objeto ficara preto (pois o objeto ira absorver essa luz e não refletira nenhuma luz dessa forma como não haverá luz o objeto ficara preto).



5 Cores primárias de corante
As cores primárias de corante são diferentes das cores primarias de luz.
As cores primárias de corante são: magenta, ciano, amarelo. Misturando-se essas cores em proporções variadas podem ser obter infinidade de cores.